Mecanotransdução

  1. Mecanotransdução Celular

É um processo pela qual as células transformam-se em estímulos mecânicos em uma resposta química. Pode ocorrer tanto cônicos em uma resposta química. Pode ocorrer tanto em células especializadas para sensações mecânicas (mecanorreceptores) como em células paronquimais, cuja função principal não é mecanossensitiva.

  1. Sinalização Celular e Transdução de Sinal

A sinalização celular é um processo complexo de comunicação existente entre as células.

A transdução de sinal é um processo através do qual uma célula converte um tipo de sinal ou estímulo em outro.

Células de captação de fotões da retina do olho e a ligação de moléculas clorosas nos receptores olfativos do epitélio olfatório.

  1. Tensegridade

A palavra Tensegridade (tensão+integridade) foi criada em 1961 por Richard Buckminster Fuller (arquiteto, engenheiro e cientista). Fuller defininiu a tensegridade como uma propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, o que provoca estabilidade e resistência, desta forma assegura sua integridade global. Nesse sentido este termo traduz o fenômeno físico que relaciona o equilíbrio dum sistema pela ação conjunta de forças de compressão e tensão. Em outras palavras a Tensegridade é a propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, de forma a proporcionar-lhes estabilidade e resistência. No corpo humano, entende-se como a capacidade de permitir o equilíbrio entre tração e compressão nos seus diversos pontos de uma articulação.

Um método de trabalho do fisioterapeuta com esse conceito ocorre no Pilates, visto que este tem como princípio o alinhamento total do corpo e a execução controlada do movimento, possibilitando assim uma melhor atividade muscular dos músculos mais profundos que participam diretamente na estabilidade articular, tomando o movimento consequente e eficiente.

  1. Efeito Piezoelétrico

Processo reversível em que os materiais exibem o efeito piezoelétrico direto (geração interna de carga elétrica resultante de uma força mecânica aplicada), mas também exibem o efeito piezoelétrico reverso (a geração interna de uma tensão mecânica resultante de um campo elétrico aplicado). Piezo em grego significa comprimir.

A maioria dos ossos consiste de matriz óssea que pode ser inorgânica e orgânica. A hidroxiapatita, que é transparente, forma a parte inorgânica da matriz óssea. Por outro lado, o colágeno no tipo I é a parte orgânica da matriz. A hidroxicapatita é responsável pela piezoeletricidade nos ossos.

Quando as moléculas de colágeno sofrem pressão, seus condutores interiores se deslocam para a superfície do espécime, o que produz potência elétrica no osso.

A pressão no osso produz o efeito piezoelétrico, atraindo células de formação óssea (osteoblastos) por causa da formação de dipolos elétricos. Desse modo, minerais (principalmente o cálcio) são depositados parte óssea que está sofrendo a pressão. Por isso, o efeito piezoelétrico aumenta a densidade óssea.

Pode resultar em cura e recuperação óssea. Além disso o efeito piezoelétrico no uso  pode ser utilizado para a remodelação óssea.

  1. Terapia Manual

Em relação a fisioterapia , mobilização de tecidos moles na terapia manual consiste na movimentação manual da articulação dentro de uma amplitude de movimento específico, sendo comumente aplicada para tirar dor.

Inclui o manejo de músculos , fáscios e cápsula articular, por meio de técnicas como massagem terapêutica, liberação miofascial, terapiatrigger points (pontos de gatilhos) , alongamento e , etc.

A fáscia muscular é uma lâmina do tecido conjuntivo fibroso que envolve alguns músculos, grupos musculares, vasos sanguíneos e nervos, age também como um sistema de tensegridade ajustável ao redor do esqueleto funcionando como elásticos junto com os anos, sendo esses como ancoras.

 

 

Uma resposta para “”

Deixe um comentário